AVALIAÇÃO DE EMPRESAS 

 

Muitos proprietários de empresas conhecem o negócio dentro e fora de sua estrutura. No entanto, eles raramente conhecem um fato crítico – quanto sua empresa realmente vale no mercado aberto. A Avaliação da Empresa ou “Business Valuation” é a melhor maneira de seus donos, sócios ou acionistas obterem subsidios para tomadas de decisões: na escolha de investimentos para uma carteira, na decisão sobre o preço apropriado para pagar ou receber em uma aquisição e fazer um investimento, financiamento e opções de dividendos ao executar um negócio.

Avaliar um negócio é um exercício complexo. É um exercício que leva em consideração vários atributos – propósito da avaliação, data da avaliação, seleção de uma metodologia a aplicar, fluxos de caixa do negócio, circunstâncias econômicas, perspectivas da área em que o negócio opera, considerações de propriedade, estrutura de capital do negócio e a experiência do “Business Valuer”. Portanto, os detalhes do exercício e a incerteza ou limitações associadas à avaliação final podem variar de acordo com esses atributos.

Boas decisões de investimento determinam que não se paga nada mais do que o que realmente vale a pena. Ter uma avaliação objetiva do valor da empresa que é objeto do negócio é extremamente importante em uma transação de M&A (fusões,cisões, aquisições). O preço negociado final comparado ao valor que pode ter sido avaliado como parte da venda ou de uma aquisição dá uma indicação ao vendedor ou ao comprador sobre o prêmio ou o desconto no qual o negócio foi concluído.

Tendo uma clara apreciação dos principais fatores de valor do negócio, sua capacidade de geração de fluxo de caixa futuro, os riscos associados à geração de fluxos de caixa futuros, a comparabilidade objetiva dos resultados, a estrutura de capital do negócio, o conhecimento sobre a indústria, a liquidez das ações transacionadas e sinergias para o comprador e o vendedor são deveras importante. Isso permitirá que o “Business Valuer” chegue a uma avaliação sensata do valor do negócio que é transacionado e se tornará um ponto de referência objetivo para os negociadores em suas negociações de preços.

Além disso, há muitas outras circunstâncias no negócio moderno porque as avaliações são importante. Estes incluem relatórios financeiros, disputas legais, captação de recursos, propriedade intelectual e determinação do desempenho relativo de uma empresa.

A maioria das equipes de gerenciamento e CEOs são recompensados ​​hoje, avaliando o valor geral que suas decisões estão contribuindo para criar no negócio. As avaliações de negócios podem ajudar a garantir uma medição apropriada de tais incentivos, bem como a sua adequação, principalmente partindo de uma análise imparcial de um “Valuer”. As avaliações de negócios também podem ajudar muito na avaliação do desempenho relativo de uma empresa, bem como os retornos globais contribuem para seus investidores, criando uma política de dividendos adequada, uma estrutura de capital ótima ou gerando um retorno apropriado.

O resultado da avaliação normalmente será utilizada como uma forma de parâmetro por parte dos vendedores para balizar propostas recebidas. Não necessariamente será utilizada diretamente na negociação, mas como objeto de discussão de valuation com o investidor interessado.

Para calcular o valor de uma empresa, diversos métodos de avaliação podem ser escolhidos. Conforme o tamanho da empresa, o objetivo da venda, fatores externos e outros pode-se escolher o que melhor atende às necessidades do empresário.

Antes da aplicação de qualquer metodologia, buscamos informações junto ao cliente para que possamos avaliar da melhor maneira possível a sua empresa.