Dificuldades em gerar o Código do MEI

Boa noite amigos(as).

Semana passada fui questionado por um Micro Empreendedor Individual (MEI) o qual estava tendo dificuldades em gerar seu código de acesso para poder entrar no Portal do Empreendedor.

Quando tentava gerar, vinha um pedido para apresentar o recibo da Declaração do ano anterior.

De acordo com o MEI ele me disse que não fez declaração, “pois não tinha rendimentos”.

Nos dias de hoje a Receita dificilmente erra nestes pedidos, e quando fui conversando melhor com ele, foi ai que o mesmo afirmou que havia no ano anterior trabalhado como carteira assinada e que a empresa fazia a retenção do IR, ou seja teve um mês que o salário dele sofreu uma retenção e nisso a empresa corretamente fez a Dirf, informou a Receita, so que o MEI achando que um mês “não faria diferença” não fez a sua declaração.

Fazer declaração em conjunto com o(a) companheiro (a), filhos(as), recebimento de processos judiciais, dentre outros pode ser fato gerador para que a pessoa tenha que fazer sua Declaração, por causa de alguma retenção ou até mesmo a soma dos valores.

Sendo assim, muito cuidado e na dúvida procurem um contador.

att

Paulo Henrique de Castro Ferreira Contador CRC MG 106412/O – Perito Contábil CNPC 087 Avaliador Imobiliário CNAI 23358 Pericias financeiras; apuração de haveres e avaliação de empresas; Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações; http://www.prosperarecontabil.com.br

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.